Ϛ O silêncio, às vezes, nos traz significativas reflexões... ele nos permite avaliar as mais íntimas percepções, os mais secretos sentimentos... que, quando externados, mostram quem realmente somos... Talvez não seja preciso falar... Basta perceber, observar e sentir. ï

domingo, 2 de janeiro de 2011

Felicidade

Ao observar o noticiário desta sexta-feira, 31/12, vi invadirem minha sala expectativas de enriquecimento instantâneo... Ficar rico, milionário... De fato, é o que muitos sonham. Ser feliz é o que muitos almejam e, para isso, movem céus e terras.... O engraçado é que não nos damos conta do quanto somos felizes. Talvez, o pensamento coletivo veja a felicidade como um todo absoluto que vem de uma vez e não tem fim. Creio que não seja bem assim... A felicidade vem aos poucos, todas as vezes que um sorriso involuntário é despertado em nosso rosto. Ela vem como uma brisa que nos tira um pouco da rotina companheira em que estamos mergulhados.
Ao mesmo tempo em que acompanhava os relatos esperançosos de um futuro feliz e próspero proporcionado pelo dinheiro, comecei a prestar mais atenção ao meu sobrinho que brincava com meu colar em meu colo. Ele se divertia, totalmente alheio a toda aquela ganância... Ele sorria, brincava, estava feliz. De repente percebi o quanto eu também me sentia feliz com sua presença, com seu sorriso. Sim, naquele momento havia felicidade ali. A felicidade que vem nas pequenas coisas. Inesperadamente.
Sem dúvida o dinheiro facilita a nossa jornada nessa vida materialista, mesquinha, interesseira que precisamos enfrentar. É preciso pagar contas, engolir juros, ser “normal”, enfim, é preciso viver. Porém, não é ele que deve sustentar a nossa essência. Quando isso acontece, perde-se a humanidade do ser; e o que é realmente importante fica esquecido.
Para sermos felizes, precisamos aprender a observar, a silenciar, a não colocar expectativas... a enxergar o que a simplicidade nos traz. Sim, a felicidade é simples... ela vem de repente, não como a Mega Sena, mas, muitas vezes, espelhada em uma “mera” cena, como a de uma criança a sorrir. Fique atento(a)!

4 comentários:

  1. É a mais pura verdade, Liliane...
    Amei amiga

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Lili, disse tudo. A felicidade está nas pequenas coisas.

    ResponderExcluir
  3. queria tanto saber articular em blog desse jeito... tá lindo Lili....

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom! A felicidade esta na simplicidade, ''devemos enxergar o que a simplicidade nos traz''

    Sabias palavras...,gostei muito!

    ResponderExcluir